Um ano de desenvolvimento em direção ao futuro

A Sistemas do Futuro termina mais um ano com um conjunto de realizações e iniciativas que nos permitem encarar o futuro com a confiança e otimismo para o desenvolvimento de soluções mais capazes e inovadoras para a documentação, gestão e partilha do vasto conhecimento que os museus detêm sobre as suas coleções.

Em Portugal ganhamos a confiança de instituições como o Museu de S. João de Deus, a Câmara Municipal de Serpa, o Projeto Arqueológico da Região de Moncorvo, o Museu do Sporting, ou da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, entre outras, responsáveis por diversas coleções relevantes no panorama nacional e internacional que optaram pelas nossas soluções para o tratamento e divulgação do património cultural.

No Brasil consolidamos a nossa implementação com a continuidade de projetos com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo - MASP e com o início de outros com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com o Clube de Regatas do Flamengo e de diversos colecionadores privados e ainda com o estabelecimento de um protocolo de educação com a área de museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Encaramos o próximo ano com renovada ambição e energia para continuar com o desenvolvimento das melhores soluções e produtos orientados para a gestão e divulgação do património cultural, e que neste ano de celebração a nível europeu, possamos contribuir com o acesso e a disseminação deste importante recurso.


 



Conferências e iniciativas de investigação

2017 foi também um ano de continuidade para o trabalho de investigação e formação que a nossa equipa tem vindo a realizar. Neste ano estivemos presentes, como é costume, na conferência anual do CIDOC, realizada em Tbilisi, Geórgia, apresentando uma comunicação sobre o projeto da Páscoa na Idanha, pelo Fernando Cabral e também com a participação do Alexandre Matos no workshop, organizado pela Collections Trust, sobre a localização da norma SPECTRUM.

Além do CIDOC participamos em diversos eventos, a nível nacional e internacional, entre os quais gostaríamos de destacar o seminário “Construindo Coleções para o Futuro”, organizado pelo CIDOC e pelo COMCOL, que reuniu, na Rio de Janeiro, um conjunto de especialistas destes dois comités internacionais do ICOM afim de discutir estratégias, políticas, procedimentos para a gestão do património nos museus.